Aplicativos para Leitores Maníacos

Kindle

O Kindle mudou minha vida de leitora! É sério! Foi uma das melhores compras da minha vida! Passei a ler muito mais com ele, porque podia levar meus livros com facilidade pra qualquer lugar! Passei a ler todos os dias no metrô e trem indo trabalhar e na hora do almoço no trabalho. Claro que isso foi no período A.C. (antes do Covid), quando eu ainda saía para trabalhar e não estava em home office.

Antes do Kindle eu só lia à noite antes de dormir, meu horário sagrado, ou se estava lendo um livro não tão pesado, levava para o trabalho, mas era difícil ter um peso a mais na bolsa e jamais carregaria separado com medo de esquecer em algum lugar.

Tudo bem não ter o gadget, que faz toda a diferença, mas dá pra viver sem e ler no celular, afinal estamos falando do app e não do gadget, eu que me empolguei.

Se você deseja saber mais sobre o Kindle ou comprar um, clique na imagem para ver na Amazon!

O aplicativo pode ser instalado em tablet e celular e vale demais. Sempre tem ótimas promoções e já li muitos livros maravilhosos de graça, como O Vilarejo do Raphael Montes, que é incrível e não paguei nada.

É sempre bom verificar as promoções do Kindle, ou não, se sua fila estiver longa tipo a minha ou se as finanças não estiverem favoráveis, porque é fácil se empolgar comprando e-books.

Aplicativo de Leitura - Kindle
Tela inicial do Kindle

Se você assina o Amazon Prime, além de todas as vantagens do Kindle, ainda tem leituras gratuitas com o Prime Reading, mas só pode ter 10 livros baixados por vez. Nesse caso você não compra o livro, você pega emprestado no Prime Reading, lê e devolve. Você pode até ficar com o livro, mas quando chegar a 10 precisa devolver algum se quiser pegar outro.

Usando o aplicativo do Kindle dá pra marcar trechos, fazer anotações, criar listas de leitura e ao avaliar o livro no final a avaliação é publicada direto na Amazon.

Outra coisa que acho muito bacana é que se você seleciona uma palavra ele te indica o significado e tudo que você pesquisa fica arquivado e você pode ver depois, como se fosse um dicionário personalizado.

Aplicativo de Leitura - Kindle
Biblioteca

Ler no aplicativo só tem uma vantagem, ao meu ver, em relação ao gadget, é que ele é colorido, enquanto o Kindle (o aparelho) é preto e branco, mas só isso, de resto prefiro o gadget.

Aplicativo de Leitura - Kindle
A tela “Explorar” do Kindle, para descobrir novos livros de acordo com o seu perfil

Sei que tem muita gente que ainda tem resistência com e-book. É compreensível, eu também tinha, gostava de pegar no livro e sentir o cheiro de livro novo como a maioria das pessoas que adoram ler. Mas depois de por muitas vezes ficar com vontade de ler um livro e ter que esperar chegar em casa, decidi arriscar e fiquei apaixonada pelo meu Kindle.

Hoje eu não vivo sem, carrego pra todo lugar. Se viajo ele vai, se vou trabalhar ele vai, se vou a algum lugar e vai demorar, tipo consulta médica, ele vai. Isso serve para o gadget e também para o aplicativo que já vai estar no celular.

Atualmente eu só compro livro físico se quero para deixar na prateleira. Compro aqueles lindos, capa dura, edição especial, etc. Fora isso só compro e-books para ler no Kindle.

Skoob

O Skoob é uma rede social literária e além do aplicativo pode ser acessado pelo navegador.

Pra mim uma das maiores vantagens do Skoob é poder organizar as minhas leituras e acompanhar meu progresso tanto em relação ao livro que estou lendo, quanto em relação às minhas leituras no geral.

Eu não sou fixada em meta de leitura. Vou adicionando os livros conforme surgem, não corro contra o tempo para ler mais, nem fico competindo pra subir em ranking, porque pra mim ler tem que ser prazeroso. Eu, como a grande maioria, já tenho muitas metas e obrigações na vida, então a leitura eu prefiro que seja algo leve, mas gosto de estatísticas e de analisar meu progresso e o Skoob facilita muito isso. É divertido acompanhar o andamento das leituras.

Outra vantagem incrível do Skoob é que você acaba descobrindo muitos livros interessantes por ele mostrar as atividades de outras pessoas sobre os livros que elas estão lendo. Isso é sempre maravilhoso pra mim, porém terrível pra minha conta bancária, mas vamos vivendo essa vida de livros infinitos feat. pobreza.

Aplicativo de Leitura - Skoob
Adoro que na primeira tela do Skoob aparece uma citação

Por ser uma rede social de leitores você pode receber e enviar mensagens para outras pessoas, pode curtir e comentar os históricos de leitura de outras pessoas, assim como as resenhas. Também dá pra seguir e/ou ser amigo de outras pessoas.

Aplicativo de Leitura - Skoob
Tela inicial do Skoob
Aplicativo de Leitura - Skoob
Tela inicial do perfil pessoal

No perfil pessoal tem várias estantes e elas são predeterminadas. Não é possível criar suas próprias estantes, mas isso pra mim não é um ponto negativo. Não sinto necessidade de criar estantes a mais.

Cada estante tem uma cor diferente e elas correspondem aos livros lidos, os que estão sendo lidos, os desejados, os abandonados, etc.

Aplicativo de Leitura - Skoob
Estantes pessoais que tem todos os livros ou separados por categoria, como Lendo, Quero Ler, Favoritos, etc. Cada cor corresponde a uma categoria.

No Skoob é possível participar de sorteios de livros na aba “Cortesias” e há também os desafios do ano, que estabelecem uma determinada quantidade de livros que devem ser lidos, mas você não ganha nada além de satisfação pessoal ao completar os desafios.

Aplicativo de Leitura - Skoob
Menu lateral do Skoob

Eu gosto muito do Skoob por oferecer interação, especialmente pra quem é super fã de leitura e pouco fã de redes sociais em geral (meu caso), ao mesmo tempo que oferece o mais importante (pelo menos pra mim), organização da leitura.

Aplicativo de Leitura - Skoob
A tela da meta de leitura do ano

Para quem quiser me adicionar basta procurar por BruPimentel.

Goodreads

Nesse caso vou falar do Goodreads comparando com o Skoob porque são muito parecidos, mas a principal diferença é que o Goodreads é todo em inglês e o Skoob em português.

Não vejo problema no fato do Goodreads ser em inglês, mesmo para quem não tem um inglês avançado acho que dá pra usar sem problemas, mas o que pesa pra mim é o fato de nem todo livro em português estar cadastrado lá.

Para quem lê muito em inglês o Goodreads talvez seja uma melhor opção. Eu que leio apenas um ou outro livro em inglês prefiro o Skoob.

No geral o Goodreads é muito semelhante ao Skoob, mas à primeira vista acho a interface do Skoob menos poluída e gosto mais. No entanto, apesar do visual ser um pouco mais carregado, a navegação no Goodreads é ótima.

Aplicativo de Leitura - Goodreads
Também tem uma citação na tela inicial

Diferente do Skoob, no Goodreads você não vê o feed com histórico de leitura de pessoas aleatórias, só aparece dos seus amigos e não há prateleiras predeterminadas na estante, você pode criar do jeito que quiser.

Aplicativo de Leitura - Goodreads
Estante do Goodreads

Um recurso interessante é que dá pra conectar com sua conta na Amazon e ver notas e trechos destacados no Kindle e nesse aplicativo também há desafios de leitura como no Skoob.

Aplicativo de Leitura - Goodreads
Tela inicial do Goodreads

Na parte de interação há a opção de grupos, que também existe no Skoob, e é possível criar desafios de leitura personalizados com seus amigos.

Leio

Esse é um aplicativo que não tem interação. Ele é estático e serve apenas para acompanhamento das leituras, mas só é possível “ler” um livro por vez na versão gratuita, para ler mais de um precisa pagar R$ 44,90.

Dá pra usar a opção “Ler agora” e ver quanto tempo você ficou lendo e quantas páginas leu naquele período. Ao final da leitura você vê exatamente quanto tempo levou para ler, se usou o timer do aplicativo em todas as sessões de leitura.

Ao cadastrar o livro o aplicativo já mostra a estimativa de tempo para terminar a leitura com quantidade de horas e data estimada. Também é possível anotar citações preferidas e classificar o livro.

Aplicativo Leitura - Leio
Tela inicial do Leio

Uma coisa que não gosto é que para anotar o progresso tem que colocar a página que começou e terminou, ao invés do aplicativo simplesmente considerar que você continuou do ponto que havia parado. Prefiro o sistema do Skoob e do Goodreads, que você lança a página em que está e ele te mostra o progresso em percentual ou número de páginas.

Aplicativo Leitura - Leio
Depois do fim da leitura, que lancei apenas como exemplo, esses dados não são os reais da leitura que fiz

No Leio é possível estabelecer metas de leitura em páginas ou livros (sem especificar quais livros, apenas a quantidade). Ele também mostra várias estatísticas e tem a parte de conquistas que são predeterminadas pelo aplicativo.

Aplicativo Leitura - Leio

No geral gosto do Leio pela parte de estatísticas (adoro estatísticas) e de conquistas, que acho interessante e motivador, mas é um aplicativo somente para controle da leitura atual, que serve para aferir resultados e desempenho. Isso é legal? Sim, pelo menos pra mim, mas nem tenho tempo de usar vários aplicativos, então opto pelo Skoob, que acho mais completo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s