Primeira Experiência Tentando Fazer Sabonete de Argila

Embalada pelas velas artesanais, eu por acaso vi um vídeo de como fazer sabonetes. Me interessei, comecei a ver a receita, mas achei muito “química” pra mim. Comecei a fazer velas justamente por poder fazer algo mais natural e menos agressivo para minha saúde e para o meio ambiente, então não fazia sentido fazer meu próprio sabonete se ia ter que usar elementos químicos altamente agressivos.

Pesquisei mais sobre o assunto e quando estava quase desistindo achei uma receita para fazer sabonete de argila sem soda, apenas com glicerina vegetal, argila e óleo de coco. Perfeito! Mas, antes de investir e comprar a glicerina vegetal e a argila em maior quantidade, decidi testar fazendo uma outra receita que encontrei e usava um sabonete de glicerina pronto, bastando acrescentar a argila e óleo de coco. 

Como Fazer Sabonete de Argila

Vou mostrar passo a passo como fazer e falar sobre todas as dificuldades e o resultado final desse processo, mas já adianto que valeu a pena, apesar de todos os pesares, e pretendo começar a fazer os meus próprios sabonetes. Depois vou fazer outro post com o processo feito com a glicerina vegetal.

Material

– Um sabonete de glicerina, de preferência puro (recomendo granado) de 90 ou 100g. Eu só achei o com essência e usei o de erva-doce;

– 2 col. de sopa rasas de argila em pó de sua preferência;

– 1 col. de chá cheia de óleo de coco;

– 100 ml de água;

– Recipiente e panela para derreter o sabonete em banho-maria (recomendo alumínio ou esmaltado);

– Espátula de silicone ou colher de madeira;

– Máscara e, se tiver, óculos de proteção também é muito bem-vindo (há produtos químicos sendo derretidos em alta temperatura, mesmo sendo em banho-maria, então é necessário se proteger);

– Forminhas de silicone no formato de sua preferência.

Como Fazer

1. Coloque o sabonete, de preferência ralado ou cortado em pedaços, e a água no recipiente e deixe derreter em banho-maria;

2. Quando estiver bem líquido e completamente derretido desligue o fogo;

3. Acrescente o óleo de coco e a argila e mexa bem até misturar todos os materiais de forma homogênea. Cuidado para não deixar começar a endurecer. Tudo deve ser feito de forma rápida. O sabonete começa a endurecer muito rápido;

Como Fazer Sabonete de Argila

4. Coloque a mistura nas forminhas, de preferência já no local onde irão ficar até serem desenformadas, evite mudá-las de lugar.

Como Fazer Sabonete de Argila
Eu obviamente não aguardei porque queria ver o resultado e testar, por isso está com essas marcas. Mas ele é divino!

5. Aguarde de 24 a 48 hs para desenformar e começar a usar.

6. A argila tem um poder de limpeza incrível e esse sabonete faz exatamente isso, limpa muito bem, mas sem ressecar.

Minha Experiência – Tentativa 1

Parece muito fácil fazer e foi o que pensei quando vi a receita, mas passei uns perrengues, nada demais, mas que vale a pena mencionar ao invés de mostrar o resultado final como se aquilo tivesse surgido na minha vida sem qualquer momento de ódio no meio do processo.

Primeira tentativa começou com o sabonete sendo derretido em um recipiente de vidro, que julguei ser perfeito para o processo.

Como Fazer Sabonete de Argila
Olhando assim parecia que ia dar tudo certo, mas não deu

Depois de muito tempo esperando que o sabonete derretesse eu coloquei um pouco de água para ajudar. Ajudou de fato, começou a derreter, que glória! Derreteu, começou a ficar bem mole e achei que ia virar líquido, mas a água começou a secar, o sabonete começou a endurecer de novo e virar uma coisa sem formato que não ficava totalmente dura, mas também não derretia e grudava no vidro. Coloquei mais um pouquinho de água e foi a mesma coisa. Tentei mais um tempo e fui obrigada a desistir. Aquilo não daria certo. Tentativa 1 fracassada!

Pode ser que se eu tivesse ralado ou cortado em pedaços tivesse sido diferente, mas duvido muito considerando a tragédia que foi mesmo colocando mais água.

Minha ExperiênciaTentativa 2

Felizmente eu tinha um recipiente de alumínio para fazer uma nova tentativa, senão o fracasso teria sido completo. Passei tudo para o recipiente de alumínio já pensando “Querido corpinho, se essa M não der certo eu vou continuar usando química mesmo”.

Felizmente deu certo e derreteu perfeitamente, sem precisar de mais água. Virou um líquido. Ótimo!

Desliguei o fogo, coloquei o óleo de coco, coloquei a argila e enquanto eu estava mexendo já começou a endurecer muito. Tudo bem, mexi rapidinho e fui colocar nas forminhas. Coloquei uma já endurecendo e na segunda já estava duro, não descia mais. Não queria crer numa coisa dessas!

Tive que voltar com o recipiente para a panela e derreter de novo, começou a derreter, mas ainda estava bem duro, então coloquei mais água. Derreteu tudo, coloquei em mais duas forminhas e completei um pouco da primeira. Finalmente!

A receita que vi não levava água, mas claramente ela é necessária, caso contrário a mistura endurece muito rápido depois de adicionar a argila. Não dá tempo nem de misturar a argila antes de endurecer, muito menos colocar nas forminhas.

Dicas

Deixe as forminhas ao lado da panela, porque depois que acrescenta a argila começa a endurecer muito rápido. Então elas precisam estar próximas para colocar o mais rápido possível.

Use máscara desde o começo. Eu coloquei no meio do processo porque estava começando a incomodar bastante o cheiro de química.

Muito cuidado com esses sabonetes. Eles possuem químicos fortes, mesmo os de glicerina, e podem ser inflamáveis a certas temperaturas. Jamais saia de perto quando estiver derretendo, em hipótese alguma!!! Mesmo que vá sair rapidinho desligue o fogo. Por isso é mais seguro derreter em banho-maria e caso escorra pela lateral do recipiente limpe imediatamente com papel toalha e não coloque próximo ao fogo. Depois que derreter desligue o fogo imediatamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s