Tarot das Bruxas de Ellen Dugan

O tarot das Bruxas de Ellen Dugan foi meu primeiro deck. Não que eu tenha vários decks, tenho apenas dois, esse e o Shadowscapes Tarot, mas antes de começar a dar detalhes, vou passar a informação que você provavelmente veio buscar nesse post, sim, vale a pena comprar o Tarot das Bruxas!

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan
Uma das minhas cartas preferidas desse deck, Rainha de Espadas

Eu comentei no post Como Escolher o Primeiro Deck de Tarot que depois de muita pesquisa o Tarot das Bruxas foi o que escolhi para ser o meu primeiro deck e iniciar os estudos. Foi uma excelente escolha! Agora com um pouco mais de conhecimento, ainda bem pouco, vejo que realmente é um ótimo deck para iniciantes como eu por vários motivos, que vou explicar mais detalhadamente.

O Motivo

Eu optei por esse deck depois de decidir que ia estudar e praticar seguindo a linha Rider Waite. Pesquisei preços e comprei na Amazon, adoro comprar lá, e paguei R$ 103,00 no kit com cartas e livro.

Clique na imagem para comprar o Tarô das Bruxas de Ellen Dugan!

Vale a pena ver também na Saraiva, que costuma ter uma boa variedade de decks com preços razoáveis.

A Caixa

A caixa na qual vem o kit é feita com um papelão fino, mas nada que prejudique o conteúdo.

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan

As cartas do deck vem em uma segunda caixinha, do mesmo material da caixa maior. Dá até pra guardar o deck sempre nessa caixinha pequena, mas, pelo que observei, ficar tirando e colocando as cartas machuca as bordas, então o ideal é ter outra caixinha ou um saquinho para armazenar.

O Livro

O livro tem 272 páginas e de 2 a 3 páginas dedicadas a cada carta, inclusive os arcanos menores. Para cada carta há uma boa explicação de cada detalhe que compõe as imagens, significado na leitura, palavras-chave e interpretação da carta invertida. Para os arcanos maiores e cartas da corte, além de tudo que foi citado, também tem associação astrológica, deidades com as quais se associa e elementos associados.

As descrições e explicações sobre as cartas são o ponto forte do livro, o que me agradou muito! Hoje tenho outro deck, o Shadowscapes Tarot, e vejo o quanto o livro do Tarot das Bruxas é mais profundo e completo nas explicações, o que é fundamental para quem está começando.

Apesar de achar que não prejudicou o entendimento do conteúdo, as explicações são, em muitos casos, voltadas para praticantes de bruxaria. Há muitas menções a feitiços, assembleias de bruxas, etc. Não que todo o conteúdo que explica cada carta seja assim, mas alguma parte sempre é nesse sentido. De qualquer forma, todo o resto pode ser aproveitado e nessas partes basta associar com situações análogas, que não sejam da prática da bruxaria, caso você não seja praticante assim como eu.

Algo que senti muita falta foram imagens de como ficam as cartas nas tiragens, já que todas as explicações são apenas com textos. No fim do livro, além das tiragens, há também magias com as cartas, significado dos números dos arcanos menores e significado dos símbolos que aparecem nas cartas.

As Cartas

Primeiro comentário importante sobre as cartas (seria pra mim se tivesse visto isso antes de comprar) é que muitas delas tem gatinhos! Como uma boa gateira é claro que isso me deixou muito feliz e me fez gostar mais do deck.

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan
O verso maravilhoso das cartas e a Rainha de Paus com seu gatinho

Algo que me chamou a atenção antes de comprar é que o verso das cartas é maravilhoso! Pra mim isso faz muita diferença e é algo para ser levado em consideração ao comprar um deck, já que vemos muito o verso das cartas em um processo de leitura.

Li muitos comentários sobre o Tarot das Bruxas e muitos diziam, especialmente nas avaliações da versão nacional, que as cartas eram frágeis e de fato são. Quanto à espessura não achei tão finas assim, nesse quesito achei razoável, mas as bordas pretas vão descascando com o uso, o que dá um aspecto ruim para as cartas.

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan
Bordas descascando

Isso não é o fim do mundo e afinal haverá desgaste com o tempo em qualquer deck, porém no caso desse é quase imediato. Com uma semana de uso elas já estavam com falhas nas laterais. Mesmo assim não considero algo que faça com que esse deck deixe de valer a pena, mas certamente as cartas poderiam ter um material um pouco melhor.

Um detalhe sobre as cartas é que achei ruins para embaralhar, algo que eu só percebi depois de adquirir o Shadowscapes Tarot e ter parâmetro para comparar. É impressionante a diferença! As cartas do Shadowscapes deslizam e são maravilhosas para embaralhar, já as do Tarot das Bruxas grudam um pouco umas nas outras.

Algo interessante sobre esse deck é que ele não tem verso reversível, mas no livro a autora fala sobre a leitura reversa de cada carta. Caso você esteja se perguntando o que seria um deck com verso reversível é quando olhando o verso da carta você não sabe em qual posição ela está antes de virá-la. O Tarot das Bruxas tem um verso com parte superior e inferior bem diferentes, o que deixaria claro na leitura quando a carta está ao contrário, mesmo antes de virá-la.

Esse deck tem quase todos os arcanos maiores com os mesmos nomes do Rider Waite tradicional, exceto pelo Hierofante que é O Sumo Sacerdote, O Diabo que é A Sombra, os Enamorados que são Os Amantes e O Julgamento, que é O Karma.

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan
Alguns dos arcanos maiores

Os arcanos menores tem os naipes tradicionais e seguem, em grande maioria, as imagens tradicionais do Rider Waite, mas nesse caso com temática de bruxas, claro.

Tarot - Tarot das Bruxas Deck - Ellen Dugan
Arcanos menores

As Leituras

Só fiz minha primeira leitura depois de estudar todo o livro, cada uma das 78 cartas individualmente, assistir vários vídeos e ler muitos posts. Mesmo assim optei por usar apenas os 22 arcanos maiores nas leituras inicialmente e passei meses lendo só com eles.

Desde a minha primeira leitura até agora elas se limitam a uma carta de perspectivas para o dia e uma de conselhos. Faço essas pequenas leituras diárias para treino e também leituras semanais com a mesma estrutura de 2 cartas. Eventualmente, para situações específicas, faço uma leitura de 3 cartas. Uma que gosto muito de fazer é corpo, mente e espírito ou tiro uma carta pra mim, uma para a questão que estou enfrentando e uma de conselho. Depois vou fazer um post com essas tiragens, que são bem simples e ótimas para iniciantes.

As leituras que faço com o Tarot das Bruxas são muito precisas e tenho uma conexão incrível com esse deck, além de um carinho especial por ter sido o primeiro.

Exemplo de Leitura

Para que se tenha uma noção melhor de como cada carta é tratada no livro (eu sempre fico querendo saber quando vou comprar um deck), eu tirei uma carta e fotografei todas as páginas com o conteúdo sobre ela.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s